O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) divulgou os resultados da pesquisa “Tem veneno nesse pacote”, que analisou alimentos industrializados amplamente consumidos no país, como cereais matinais, salgadinhos, bisnaguinhas, biscoitos de água e sal e biscoitos recheados.
Os resultados foram considerados alarmantes. Todos os alimentos que continham trigo entre os analisados apresentaram algum nível de contaminação por agrotóxicos. Entre os biscoitos de água e sal, as marcas Marilan e Triunfo se destacaram negativamente, com a presença de 7 e 8 tipos de agrotóxicos perigosos, respectivamente.
No caso das bisnaguinhas, as mais contaminadas foram as das marcas Seven Boys e Panko, que apresentaram 7 e 9 agrotóxicos. Já entre os biscoitos recheados, as marcas Nestlé, Bono e Negresco mostraram altos níveis de contaminação, mas as piores avaliações ficaram com Óreo e Traquinas.
O consumo frequente desses produtos, especialmente por crianças, preocupa especialistas e reforça a necessidade de atenção aos hábitos alimentares e à procedência dos alimentos industrializados.
O documento completo da pesquisa está disponível no site oficial do IDEC.
Fonte: IDEC