A Prefeitura de Manaus entregou um novo conjunto de armamentos à Guarda Municipal e introduziu um cão-robô como parte do equipamento de segurança da corporação. Ao todo, também foram entregues 150 pistolas Taurus TS9, calibre 9 mm, com munição de elastômero — considerada “menos letal”.
A entrega dos armamentos coincidiu com a nomeação de 126 novos guardas municipais, recém-formados pelo curso de capacitação da corporação.
Uso do cão-robô
Segundo a prefeitura, o cão-robô será utilizado para acessar locais de difícil alcance e em operações consideradas de risco, onde a presença humana poderia representar perigo. A tecnologia também será empregada em programas de cunho educativo, como o “Guarda Mirim Contra as Drogas”, previsto para 2026.
Modernização da corporação
Com as novas aquisições, a Guarda Municipal de Manaus informa que planeja expandir o efetivo e a estrutura — o próximo concurso público oferecerá 590 vagas, com o objetivo de alcançar cerca de 1,5 mil agentes até 2027.
Contexto e repercussão
O município vive uma fase de reestruturação da segurança pública municipal: além do armamento, a GMM vem ampliando veículos, treinamento e presença nas ruas, numa tentativa de reforçar a patrulha municipal e reduzir crimes urbanos.
Fonte: Amazonas Atual / Prefeitura de Manaus — anúncio oficial de entrega de armamento e novas tecnologias à Guarda Municipal.
