Instituto Rolim

NOSSA HISTÓRIA

O Instituto Rolim para o Bem-Estar Social – Irbes nasceu da vontade do idealizador, Engenheiro de Pesca, Mestre em Ciência de Alimentos e Especialista em Tecnologia de Pescado, Paulo Ramos Rolim, com base nas suas experiências de vida (sua história, sua trajetória e seus trabalhos). O Engenheiro de Pesca já foi professor de educação básica: fundamental e médio; Educação Profissional Técnica nas formas integrada e subsequente. E, na modalidade de educação de jovens e adultos, no ensino fundamental e médio.

A sua experiência no ensino superior, ainda como acadêmico, foi como monitor e posteriormente, auxiliar de ensino; professor temporário e professor concursado na Universidade Federal Rural de Pernambuco; e na Fundação Universidade do Amazonas, professor contratado e, em colaboração.

Sua maior experiência foi como extensionista rural, com ênfase a pesca e piscicultura, por 48 anos e meio, no estado do Amazonas. Sertanejo do estado de Pernambuco, Rolim viu as lacunas e necessidades do serviço de extensão rural, tanto no Amazonas como em Pernambuco, de levar informações mais abrangentes, complementas, para as famílias rurais e urbanas, através de estudos, elaboração de projetos e ações específicas para dirimir dúvidas e dar encaminhamentos para minimizar, e solucionar os problemas detectados.     

Assim surgiu a ideia da criação de uma entidade para levar informações, divulgar oportunidades, capacitar e apoiar famílias, para praticarem a cidadania, conhecendo os seus deveres, para usufruírem dos seus diretos.

No dia 25 de junho de 2004, foi realizada a Assembleia Geral para fundação do Irbes e aprovação do seu estatuto, com a participação de Paulo Ramos Rolim, Engenheiro de Pesca, CREA /AM, 939, D/80, Mestre em Ciência de Alimentos e Especialista em Tecnologia de Pescado; João Bosco Alves de Siqueira, Engenheiro de Pesca; Jânio Lúcio Paes Alves, contador; Tony Hamilton Soares Saunier, acadêmico de informática; Sérgio Roberto Bulcão Bringel, químico, PhD em solos; Paula Amaral Rolim, acadêmica de medicina veterinária; Jerônimo Maranhão Vieira Rodrigues, engenheiro industrial e José de Oliveira Ribeiro, técnico agrícola e acadêmico de economia. Os membros presentes escolheram, por aclamação, para presidir os trabalhos, Paulo Ramos Rolim, e para secretariar, João Bosco Alves de Siqueira.

No dia 18 de fevereiro de 2005, foi requerido a oficiala do cartório do registro civil das pessoas jurídicas da Comarca de Manaus – Amazonas, o registro do Irbes a fim de adquirir sua personalidade jurídica.

No dia 7 de julho de 2005, foi expedida a certidão de personalidade jurídica da Associação Civil, sem fins econômicos, denominada Instituto Rolim para o Bem-Estar Social – Irbes, registrada no cartório de registro de títulos e documentos e registro civil das pessoas jurídicas da Comarca de Manaus – Amazonas e abertura do CNPJ.

Assim foi formalmente constituído o Irbes, apto, para desenvolver suas funções estatutárias, sob o CNPJ nº 07.902.726/0001-69, restabelecido em 31 de janeiro de 2024, situação cadastral ativa.